sexta-feira, 24 de julho de 2009

EU SOU MAIS EU


Já imaginou espalhar bilhetes por todos os cantos da sua casa com frases como: 'Adoro meu rostinho', 'Eu sou única!', 'Eu sou mais eu!'??? Essa é a proposta da campanha 'Eu Sou Linda', lançada pela jornalista Mauren Motta. A ideia é que os recados ajudem a lembrar que todas as pessoas são bonitas, independentemente de estereótipos e padrões preestabelecidos: 'É uma forma de exaltar nossos pontos positivos de maneira divertida e despretensiosa. Na medida em que colocamos no papel aquilo que pensamos a nosso respeito, conseguimos visualizar melhor a percepção que temos de nós mesmos. Funciona como um espelho, as palavras ali retornam para gente e não temos como fugir delas . Isso faz bem, pode não resolver aqueles conflitos mais profundos que exigem uma atenção profissional, mas garante uma boa repercussão para o ego. Afinal, quem melhor do que nós mesmos para gostar da gente?', explica a psicóloga Anne Rech.A inspiração para tal surgiu de um blogue americano, mas foi Mauren quem aperfeiçoou a ideia e criou a campanha. Consumismo, distúrbios alimentares e a popularização das cirurgias plásticas são problemas do mundo moderno que estão relacionados à baixa autoestima: 'Os padrões de beleza são muito difíceis de se atingir e as pessoas buscam suprir necessidades internas por meio de ações externas, como comprar objetos no intuito de resolver seus conflitos', esclarece a jornalista Regina Guedes, que participa do projeto.
Aprender a gostar de si mesmo é um processo que começa com uma mudança interna. É como um mantra, um pensamento positivo. A pessoa que adora sua personalidade e o seu jeito único de ser acaba tendo uma melhor aceitação da própria aparência. Lidar bem com as frustrações diárias é o maior ganho que alguém com alta autoestima pode ter: 'Sentir-se bem o tempo todo é uma invenção humana, pois não há felicidade que dure eternamente. Contudo, estar satisfeita com sua imagem e perceber-se como uma pessoa capaz e interessante faz com que a gente consiga administrar os períodos de tristeza com mais leveza e serenidade', argumenta a psicóloga Anne.


Para abraçar essa ideia e ajudar a levantar a bandeira em prol da alta autoestima, basta bater uma foto sua com uma frase no melhor estilo 'eu me amo' e enviar para o e-mail eusoulinda@maurenmotta.com.br. As fotos serão divulgadas no site, para que uma pessoa inspire a outra e a campanha ganhe força e visibilidade. Participem e comecem a espalhar bilhetinhos carinhosos pela casa!!

4 comentários:

Cadinho RoCo disse...

Muito legal essa campanha porque a autoestima é algo que deve ser levado a sério mesmo.
Cadinho RoCo

Bacouca disse...

Lisa,
Essa campanha é tão importante e ainda mais nos dias de hoje. Eu felizmente sempre tive auto-estima mas sabe-me tão bem quando me "penteiam" o ego!
Um beijo grande

Mônica disse...

Há. Lisa. Eu vou aderir ao programa. Mas do jeito que minhas crianças faziam quando escreviam os bilhetes dos dias dos pais e das mães.
Recortavam pais e mães completamente diferentes de como eram . A maioria de olhos claros e cabelos loiros. Pais pretinhos, era uma raridade!
Eu sempre ria! achava uma graça.
Então vou arrumar uma moça bem linda e escrever sou linda!
De brincadeirinha!
Com carinho Monica
se um dia existir um jeito de tirarmos nossa fotografia interior eu participo, por enquanto vou só observar!

Elisa no blog disse...

Lisa,
Voltei.
Está frio aí em PA, não?
Ótima essa campanha. Só de pensar a gente já se sente bem. Vou começar a semana mais feliz graças a você.
beijos,
elisa