terça-feira, 14 de julho de 2009

SEMANA DA FRANÇA EM PORTO ALEGRE


ARTE FRANCESA:

A exposição 'Arte na França 1860-1960: O Realismo', foi aberta ontem à noite no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). A mostra é composta composta por 120 obras, cedidas por acervos de museus como o Museu de Arte de São Paulo (Masp); Berardo, de Lisboa; Lagar Segall e Nacional de Belas Artes (MNBA), entre outros. O idealizador da mostra, Romaric Büel, lembrou que após dois anos o Margs consegue inaugurar, (na véspera do Dia Nacional da França), Queda da Bastilha, 'uma mostra que não fica devendo a nenhuma exposição europeia'. O curador Eric Corne destacou que a mostra propõe entender a partir de Gustave Courbet, o percurso de um século de arte produzida na França. 'Esta exposição quer mostrar a forte ligação entre a arte francesa e brasileira, a partir de Courbet e Almeida Jr., por exemplo.' A mostra apresenta obras de Courbet, Van Gogh, Monet, Degas, Renoir, Cèzanne, Manet, Miró, Dalí, Balthus, Millet e Dérain, além de obras de brasileiros, produzidas na França: como de Di Cavalcanti, Portinari, Lasar Segall, Almeida Júnior, Iberê Camargo e Guignard. A visitação pode ser feita de hoje até 30 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso é solidário: uma peça de roupas ou 1 kg de alimento destinados ao Comitê de Ação Solidária.

CINEMA FRANCÊS:

A Cinemateca Paulo Amorim - Espaço Banrisul de Cinema - se integra às comemorações pelo Ano da França no Brasil e exibe um ciclo de filmes franceses a partir de hoje. A Semana do Cinema Francês começa nesta tarde na sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). A mostra reúne títulos distribuídos no Brasil pela Pandora Filmes. Todos tiveram uma boa carreira em seu país, inclusive no circuito de premiações.
Os títulos a serem exibidos hoje são 'Questão de Imagem', de Agnès Jaoui, às 15h, sobre uma adolescente acima do peso; e 'Instituto de Beleza Vênus', de Tonie Marshall, às 19h, que aborda com humor uma relação amorosa.

Ciclo NOUVELLE VAGUE na Sala Redenção do Campus Central da Ufrgs, tem apresentaçãode 2 Filmes de Eric Rohmer: 'A Carreira de Suzanne', de 1963 (16h). 'Conto de Outuno', de 1998 (19h). A entrada é franca.

No ciclo comercial, tem também o longa francês HÁ QUANTO TEMPO QUE TE AMO que estreou esta semana, direção de Philippe Claudel, tem no elenco a belíssima atriz Kristin Scott Thomas (filme Paciente Inglês). O filme conta o retorno de uma mulher à sua família e à sociedade, após 15 anos de ausência e rejeição, e que aos poucos vão se revelando seus segredos.

3 comentários:

Lucia Luz disse...

Lisa aqui em Vitória foi criado nesse ano da França no Brasil o Club de France.
Um espaço super legal onde você pode curtir tudo que há de melhor em roupas, perfumes, exposições,etc...
E claro praticar o francês
Beijinhos

Elisa no blog disse...

Lisa,
Aqui em Yokohama tem todos anos em maio um Festival da França. Com filmes, gastronomia, vinhos, etc...

Obrigada pelo comentário no meu blog sobre a expo. Aqui no meu bairro alguns supermercados ainda dão sacos plásticos, mas outros começam a cobrar se a pessoa quiser o saco plástico.

O que mais está sendo feito em Porto Alegre?

beijos,
Elisa

Andrea disse...

Estão comemorando em muitos lugares. belo Horizonte eu vi no jornal ,mas não me lembro o que fizeram.
Com carinho Monica