segunda-feira, 6 de julho de 2009

8 ações simples que você pode fazer pelo Meio Ambiente

1 - Compense a emissão de CO2 de suas viagens aéreas. Em breve a aviação poderá responder por 15% da emissão de gases estufa. Por que não diminuir seu custo ambiental? Há companhias especializadas em calcular a proporção de um único assento na emissão de gases de um vôo e neutralizá-la com a compra de créditos de carbono, que são investidos em medidas compensatórias, como plantar árvores. A tonelada e meia de CO2 emitida por um passageiro num vôo entre Londres e Nova York gera um crédito de 15 dólares. (vai dar um pouco mais de trabalho na hora de planejar sua viagem, mas vale a pena!
2 - Informe as autoridades! Se você vir qualquer indício de poluição, desde lixo jogado no parque até espuma na superfície dos rios, informe as autoridades locais e o Ibama. Talvez alguém já tenha notificado o problema, mas é melhor pecar por excesso do que por omissão.
3 - Deixe o gramado crescer. A grama alta retém mais umidade. Durante o verão, deixe o gramado crescer pelo menos quatro centímetros. Essa providência evitará a aparição de trechos ressecados e diminuirá a necessidade de ser regado.
4 - Compre madeira reflorestada. Os móveis precisam ser de madeira de lei, proveniente de árvores que demoram a crescer, ou podem ser fabricados com espécies que crescem mais depressa, como o pinho e o eucalipto, portanto, podem ser reflorestadas?
5 - Faça multiuso da água. Aproveite a água usada na limpeza matinal do filtro para regar as plantas dos vasos de casa.
6 - Não espezinhe a natureza. Prefira tapetes de fibras naturais como o sisal, o coco e a juta, aos de fibras sintéticas.
7 - Viva o bicarbonato de sódio. Esqueça os produtos de limpeza modernos: além de caros, eles evitam o contato com alguns germes que mantêm nosso sistema de defesa funcionando. Use bicarbonato de sódio, que é muito barato. Ele é bom para limpar tudo e tem ação fungicida.
8 - Acorde com o aroma do café! Fuja dos desodorizadores de ambiente! Faça sachês com ingredientes naturais, como pão fresco e grãos de café.

*Todas essas dicas estão no livro “1001 Maneiras de Salvar o Planeta”, da Publifolha http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u332314.shtml

3 comentários:

Mônica disse...

Uma vez escrevi uma carta para a sociedade com meus alunos sobre o meio ambiente.
Ficou tão pobre perto da sua!
Se estivesse por lá iria mostrar para minhas colegas.
vou enviar por email para elas. quem sabe elas repetem o meu gesto?
Com carinho Monica

Lucia Luz disse...

São ações tão simples, mas que fazem toda a diferença não?
Fico horrorizada como não tinhamos nenhuma consciência ambiental!
Jesus!!

Elisa no blog disse...

Lisa,
É tudo muito importante, mas é difícil de fazer. Mas tento fazer outras coisas:
-reciclar lixo
-usar garrafinha térmica em vez de comprar pet bottles.
-usar bolsas ecológicas em vez de pegar sacos plásticos de supermercado
etc...
beijos,
Elisa