quinta-feira, 2 de julho de 2009

A SOBREVIVENTE

'Papai, caímos na água. Ouvia pessoas falando perto de mim, mas não podia ver nada. Estava tudo escuro ao meu redor'. Foi assim que Baya Bakari, a adolescente de 14 anos e única sobrevivente entre as 153 pessoas que estavam a bordo do Airbus A310 da Yemenia Airways, contou ao pai por telefone, sobre o acidente e como esperou nas águas pelo resgate. Baya Bakari passou 13 horas no mar sem colete salva-vidas agarrada a destroços do avião. Um jornalista da France Info, contou que Bakari dormiu durante a viagem toda e parecia desorientada (e como não estar desorientada diante de uma situação dessas??)
Apesar de os trabalhos de busca continuarem, ela é considerada a única sobrevivente das 153 pessoas que viajavam para bordo do Airbus A310 que tinha decolado de Sana em direção a Comores. Ela reencontrou-se com o pai hoje, na França.
***
Dizem que no dia em que nascemos, temos o nosso destino traçado, e o destino desta menina diz que não ía morrer naquele dia de acidente de aviação. Como dizia o cantor Tony de Matos, “O destino marca a hora”. No dicionário, destino que dizer : 1. personalização da fatalidade a que supostamente estão sujeitas todas as pessoas e todas as coisas do mundo; sorte, fado, fortuna 2. tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais; seqüência de fatos supostamente fatais; fatalidade 3. acontecimento; fortuna, sorte, fado 4. o que há de vir, de acontecer; futuro 5. objetivo ou fim para o qual se reserva algo 6. resultado final 7. local aonde alguém vai; direção, destinação, meta.
***
Luiz Fernando Veríssimo escreveu: “Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu.”
E você, acredita em destino? sorte? acaso?

3 comentários:

Lucia Luz disse...

Que pergunta difícil.
Acho que quando chega a hora .....chega.
Mas também acredito que nossas escolhas podem mudar muita coisa.
Complicado né?

Elisa no blog disse...

Lisa,
eu particularmente não acredito muito em destino traçado. Já acreditei, mas com o tempo fui vendo que nós é que fazemos o destino. E no caso do avião, acho que foi falha técnica de alguém. O que acabou vitimando pessoas inocentes.
Mas concordo que quando encontramos O grande amor, parece que já estava traçado pelo destino.

Elisa

Mônica disse...

Como catolica eu acredito rem milagre.
Mas o destino apesar de estar traçado por Deus podemos modificar a nossa vida e molda-la de acordo com nossa crença e sermos pessoas melhores.

Mas o lindo é que o destino não a levou para a morte porque existiu o milagre e porque a hora desta garota não tinha chegado ao fim.

Mas é de impressionar. E como diz mamae os acontecimentos atuais querem nos dizer alguma coisa? O que Deus quer nos dizer com isto?