A exposição 'Arte na França 1860-1960: O Realismo', foi aberta ontem à noite no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). A mostra é composta composta por 120 obras, cedidas por acervos de museus como o Museu de Arte de São Paulo (Masp); Berardo, de Lisboa; Lagar Segall e Nacional de Belas Artes (MNBA), entre outros. O idealizador da mostra, Romaric Büel, lembrou que após dois anos o Margs consegue inaugurar, (na véspera do Dia Nacional da França), Queda da Bastilha, 'uma mostra que não fica devendo a nenhuma exposição europeia'. O curador Eric Corne destacou que a mostra propõe entender a partir de Gustave Courbet, o percurso de um século de arte produzida na França. 'Esta exposição quer mostrar a forte ligação entre a arte francesa e brasileira, a partir de Courbet e Almeida Jr., por exemplo.' A mostra apresenta obras de Courbet, Van Gogh, Monet, Degas, Renoir, Cèzanne, Manet, Miró, Dalí, Balthus, Millet e Dérain, além de obras de brasileiros, produzidas na França: como de Di Cavalcanti, Portinari, Lasar Segall, Almeida Júnior, Iberê Camargo e Guignard. A visitação pode ser feita de hoje até 30 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso é solidário: uma peça de roupas ou 1 kg de alimento destinados ao Comitê de Ação Solidária.
CINEMA FRANCÊS:
Os títulos a serem exibidos hoje são 'Questão de Imagem', de Agnès Jaoui, às 15h, sobre uma adolescente acima do peso; e 'Instituto de Beleza Vênus', de Tonie Marshall, às 19h, que aborda com humor uma relação amorosa.
Ciclo NOUVELLE VAGUE na Sala Redenção do Campus Central da Ufrgs, tem apresentaçãode 2 Filmes de Eric Rohmer: 'A Carreira de Suzanne', de 1963 (16h). 'Conto de Outuno', de 1998 (19h). A entrada é franca.
3 comentários:
Lisa aqui em Vitória foi criado nesse ano da França no Brasil o Club de France.
Um espaço super legal onde você pode curtir tudo que há de melhor em roupas, perfumes, exposições,etc...
E claro praticar o francês
Beijinhos
Lisa,
Aqui em Yokohama tem todos anos em maio um Festival da França. Com filmes, gastronomia, vinhos, etc...
Obrigada pelo comentário no meu blog sobre a expo. Aqui no meu bairro alguns supermercados ainda dão sacos plásticos, mas outros começam a cobrar se a pessoa quiser o saco plástico.
O que mais está sendo feito em Porto Alegre?
beijos,
Elisa
Estão comemorando em muitos lugares. belo Horizonte eu vi no jornal ,mas não me lembro o que fizeram.
Com carinho Monica
Postar um comentário