Certamente todos nós já ouvimos falar em relacionamentos desgastados. Algumas pessoas ficam apreensivas quando a relação toma este rumo. Sentir aquele frio na barriga toda vez que a pessoa amada se aproxima é uma sensação maravilhosa. Contudo, devemos ter consciência de que a paixão é apenas a fase inicial de uma relação e que, amadurecida, poderá se converter em amor. Segundo a psicóloga e terapeuta de casal Marina Vasconcellos, a vida contemporânea demanda grande quantidade de energia para enfrentá-la e isso faz com que os casais diminuam o ritmo sexual. Por isso, todo aquele fervor dos tempos de namoro se acalma e dá início a uma relação mais madura. "O fogo se transforma em afeto que se traduz em amor", afirma. Quando duas pessoas estão juntas, aos poucos, a atração sexual e física vai deixando de ficar em primeiro lugar nas prioridades a dois. "A atração espiritual, o companheirismo, a construção de planos juntos vêm antes", diz a psicóloga e terapeuta de casal Eliete Medeiros.E se as dificuldades conjugais aparecerem, não faça delas grandes problemas existenciais. Aliás, elas podem ser mais positivas do que se imagina. "A convivência pode denegrir o relacionamento para alguns casais e o resultado é o fim". Mas, esta também pode ser a oportunidade de o casal crescer e amadurecer a relação. "O amor mais consolidado vem depois e quando ele se solidifica, o vínculo entre os dois é efetivado", completa. É claro que as pessoas pretendem encontrar um amor para a vida toda, ou transformar o fogo inicial da paixão em outras formas de amar, ainda que mais brandas.Mas, como explica Marina, algumas pessoas não conseguem desenvolver uma ligação afetiva mais séria. "Há aqueles que se fixam apenas no sexo e não conseguem ter um vínculo", diz. Entretanto, esta não é a única razão de um rompimento. Alguns casais se deparam com o desgaste ao longo do tempo. "Tem quem não consegue lidar com a dificuldade e míngua a relação". Segundo a psicóloga Eliete Medeiros, é imprescindível manter a vivacidade do amor."Tanto homem quanto a mulher, não podem ser tão previsíveis sempre, ambos devem fazer surpresas para o amado", afirma ela e ainda dá um conselho de ouro: "Manter um certo mistério.. poder ser afrodisíaco. O segredo, é se deixar conquistar ernamente."
Na verdade, não existe nenhuma fórmula nem teoria universal a respeito das uniões duradouras. Mas, existem certas regras que todo casal que quer ter uma relação longa deveria respeitar; e algumas delas são essênciais:
1. Comunicação é o ingrediente principal
2. Escutar sempre o outro lado da moeda
3. Ser compreensivo e se por no lugar do outro
4. Tolerância é a liberdade bem entendida
5. Desenvolvimento pessoal, ter objetivos independentes
6. Ter e manter uma vida social
7. Confiança para evitar o desentendimento
8. Afeto (antes e depois) da paixão
9. Sexo é o tempero da relação
10. Amor "saber dar e receber".
Há ainda outra forma de evitar desilusões: ser você mesma! Homens e mulheres são seres humanos com desejos, sonhos, medos. E para enfrentar os medos e conquistar os desejos nada melhor que ser quem você é, assumindo seus sentimentos, sem precisar representar papéis nem sempre compatíveis com aquilo que realmente acredita ser.
Um comentário:
Lisa,
Adorei o texto, me fez refletir mto...
Te adoro amiga!!
Postar um comentário