terça-feira, 5 de maio de 2009

AGRADEÇA E SEJA FELIZ


De acordo com a Dr. Robert A. Emmons, autor do livro "Agradeça e Seja feliz!Como a ciência e gratidão pode mudar as sua vida pra melhor" , você pode escolher VER AS SUAS BENÇÃOS.


Abaixo alguns trechos do livro:
Ao refletir sobre a gratidão, descobri que muito útil concebê-la em duas etapas; em primeiro lugar, é a ADMISSÃO DA BONDADE em sua vida. Ao afirmamos que a vida é boa, e que apesar dos contratempos, vale a pena ser vivida. Em segundo, é o reconhecimento de que as fontes dessa bondade, estão, pelo menos em parte, fora de nós. Você pode ser grato a Deus, aos outros, aos animais.. geralmente os agradecimentos são voltados para quem ofereceu as dádivas. Exige uma disposição de reconhecer: (a)que fomos beneficiários da bondade de alguém (b)que o benfeitor proporcionou o benefício, muitas vezes incorrendo em algum custo pessoal (c)que, para o beneficiário, o benefício tem valor. Gratidão implica humildade - um reconhecimento que não poderíamos ser quem somos ou estar onde estamos na vida sem a contribuição dos outros. Assim, em um mundo composto por injustiça e crueldade, a gratidão seria praticamente impossível.
CHEIA DE GRAÇA
Reconhecer é conhecer de novo ou pensar diferente a respeito de algo velho. Pense em uma experiência na qual você pensava ser inicialmente uma desgraça e se transformou numa benção.
Pode ser uma demissão, um divórcio, uma doença.. aos poucos, você saiu da escuridão com uma nova visão e a adversidade se transformou em um oportunidade. O reconhecimento também envolve questões triviais, como admirar um lindo nascer do sol, ver um campo florido pela janela do carro, isso faz nos sentir subitamente gratos. Um aspecto natural de gratidão é quando recebemos um prêmio ou quando foi concedido involuntariamente, por compaixão, generosidade ou amor. Muitos não conseguem manter a visão de um mundo cheio de graça, por que estão desatentos. Embora associemos a gratidão a bons resultados, ela não é rara mesmo em meio a grandes traumas e tragédias. Mesmo diante de terríveis adversidades, é possível ser grato por algum benefício recebido. e ainda mais importante: com mais frequencia, as pessoas que sentem gratidão nessas circunstâncias terríveis se dizem mais felizes e menos suscetíveis a emoções e resultados negativos. gratidão não é apenas uma forma de pensar positivo, mas um reconhecimento de que a bondade existe, mesmo diante do pior que a vida possa oferecer.
MAIS SAÚDE
Ao ler relatos de pessoas de todo mundo ao longo da história sobre gratidão, convenci-me que ela é uma abordagem da vida que pode ser escolhida e não depende de circunstâncias como saúde, riqueza ou beleza. Posso ser grato mesmo quando sinto algum ressentimento. Dizer que gratidão é uma escolha, podemos tomar uma decisão consciente de ver as bençãos e não as maldições. Compreender que a vida é uma dádiva, pode ser um pré-requisito para saúde emocional. Quanto mais uma pessoa é grata, menos ela fica deprimida. Mas há um antigo ditado que diz: "Perseguir a felicidade a torna ainda mais distante". Ocorre o mesmo com a gratidão. Por isso, relaxe. Embora não possamos ser gratos só por que queremos, podemos cultivar essa atitude construindo uma vida de forma a facilitar a consciência de experiências gratificantes.

4 comentários:

Valéria Martins disse...

Eu agradeço todos os dias, tudo: levantar da cama, ter pernas para andar, o ar que eu respiro, morar onde eu moro e, principalmente, ter meus filhos saudáveis e felizes. Agradeço muito mais, à medida que vai acontecendo.
Agora, fogo mesmo é agradecer as coisas chatas. Porque elas também vêm para o nosso bem, para o nosso aprendizado.
Bjs!

Andrea disse...

Lisa eu melhorei meu aprendizado de ser grata com o grupo de orações que frequento e procuro agradecer por tudo e brinco muito de "Poliana "
Lisa ,estava arrasada porque não estava conseguindopostr nenhum comentario no seus blogs ..

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Lisa,
Que post lindo.
E como vemos, dia-a-dia, a importância da gratidão.
Eu costumo sempre agradecer muito, mesmo as coisas mais comuns e que acontecem repetidamente.
Sempre que passo pela minha sala, e vejo o mar, agradeço a Deus poder ver essa maravilha todos os dias.
Beijos

Aline G Mello disse...

Lisa Querida, entrei no seu blog agora (no meio de uma minirreunião) para ... AGRADECER o seu comentário e o profundo texto da Martha Medeiros. Dei de cara com este post sobre GRATIDÃO. Querida, obrigada mil vezes por cada palavrinha de seus vários comentários. Obrigada por ler minhas mazelas, meus desabafos (que eu finjo ser post). Obrigada por tanta coisa. Seja feliz sempre. Todos os dias.