Estreiou em Porto Alegre nesse fim de semana, a peça "A Alma Boa de Setsuan", dirigida por Marco Antonio Braz , tendo como atriz principal a gloriosa Denise Fraga, onde ela encarna a prostituta Chen-Tê. Ela possui a alma boa do título, e graças a isso, recebe um saco de dinheiro de três deuses que descem à Terra em busca de pelo menos uma alma boa. Ao se depararem com uma prostituta que lhes dá abrigo por uma noite, eles concluem ser ela a quem procuram, pagando-lhe uma quantia bem generosa. Como dona do seu próprio negócio, ela vê os miseráveis de sua cidade abusando da sua generosidade e sem conseguir dizer não, ela veste a máscara do mal. A peça é bem atual e aposta no humor ao questionar "como ser bom e ao mesmo tempo sobreviver em um mundo tão competitivo".
A pergunta que fica: É possível "saber Dizer Não" sem perder a generosidade?
7 comentários:
Lisa
Eu adoro teatro infantil. Não tive sorte em assistir aqui em BH as duas peças adultas que fui.
Eram atores famosos , mas a peça era horrivel.
No Rio de Janeiro papai nos levou no Saltibancos quando as gemeas tinham 10 anos.
Foi tão bom!
Eu queria poder assistir a esta peça. Pelo jeito de voce contar é muito boa.
Com carinho Monica
Eu acho sim que é possível dizer não sem perder a generosidade, pois as vezes as pessoas abusam e pedem demais. Sabe aquele ditado: "você dá as mãos eles querem o corpo inteiro"? Pois é.... Eu tenho uma certa dificuldade de dizer não, mas depois de um tempo de terapia aprendi a fazer isso um pouquinho. Engraçado, uma palavrinha tão pequena e tão dificil de ser dita,pelo menos para mim.
Eu também tenho certa dificuldade de dizer não .. mas é possivel sim dizer não e ser generosa ..
Mônica, Marília e Andrea,
Saber dizer não é realmente um aprendizado diário e percebemos que é mais difícil quando se trata de pessoas do nosso convívio, para um estranho é sempre mais fácil. Mas o importante é aprendermos a dizer Não de forma generosa não só para com o outro, mas com gente mesmo!Por que se nos dermos conta, ao dizermos Não, também estamos sendo generosos com a gente mesmo acima de tudo. Um Grande abraço pras 3!!
é realmente um espetáculo de encher os olhos. A história fala da dificuldade de se fazer o bem para si e para os outros ao mesmo tempo. Não se trata simplesmente de emprestar dinheiro, consolar alguém aflito, oferecer hospedagem, essas coisas bacanas que fazemos sem prejuízo a nós mesmos (se considerarmos que temos dinheiro, tempo e espaço suficiente para repartir com quem não tem). A questão é mais profunda. É sobre ENVOLVER-SE - um verbo que muda tudo. No momento em que você se envolve numa briga, ou numa disputa judicial, ou numa campanha política, ou o que for que chame você para o ringue, você estará tomando partido e aí adeus tranquilidade!! Na hora que nos convocam, temos que optar entre um sim e um não, e sabemos como é difícil dizer não. "Não, eu não vou tumultuar a minha vida, os meus negócios, os meus estudos, a minha família, para me envolver com os seus problemas". Nesse mundo individualista, será que conseguimos nos comprometer com o outro sem sacrificar o comprometimento consigo próprio? Nosso isolamento pode ser uma forma de dizer "só de não atrapalhar, já estou ajudando", mas isso não será conversa pra boi dormir? Como mudar o mundo se não abandonarmos um pouco o nosso confortável sofá? A peça convida a gente a encontrar um caminho que nos preserve, e que ao mesmo tempo não nos aliene.
Grande Abraço
Zuleica- Porto Alegre
LISA
VOCE NÃO ACREDITA. CONSEGUI QUE MEU IRMÃO HOMERO E MINA CUNHADA RENATA FOSSE COMIGO NO PALACIO DAS ARTES PARA VER A ALMA BOA DE SETSUAN.
EU GOSTEI MUITO PRINCIPALMENTE PORQUE VOCE SINTETISOU MUITO BEM.
DENISE FRAGA E OS OUTROS ATORES ESTAVAM OTIMOS.
MAS CONTINUO APRECIANDO TEATRO INFANTIL.
SE VOCE NÃO TIVESSE ME AJUDADO A ENTEDER EU IRIA DETESTAR PRINCIPALMENTE O FINAL.
OBRIGADA POR TER SIDO MINHA PROFESSORA.
COM, CARINHO MONICA
QUERIDA MÔNICA,
Que bom que gostou da peça. Ela realmente nos faz pensar muito sobre nossa postura diante da vida e sobre nós mesmos, mas os finais (tanto de peças como de filmes geralmente nos surpreendem ultimamente)!! QUE bom que gostou da peça!! beijinhos e uma linda semana pra você
Postar um comentário