terça-feira, 24 de março de 2009

"A ALMA BOA DE SETSUAN"

Estreiou em Porto Alegre nesse fim de semana, a peça "A Alma Boa de Setsuan", dirigida por Marco Antonio Braz , tendo como atriz principal a gloriosa Denise Fraga, onde ela encarna a prostituta Chen-Tê. Ela possui a alma boa do título, e graças a isso, recebe um saco de dinheiro de três deuses que descem à Terra em busca de pelo menos uma alma boa. Ao se depararem com uma prostituta que lhes dá abrigo por uma noite, eles concluem ser ela a quem procuram, pagando-lhe uma quantia bem generosa. Como dona do seu próprio negócio, ela vê os miseráveis de sua cidade abusando da sua generosidade e sem conseguir dizer não, ela veste a máscara do mal. A peça é bem atual e aposta no humor ao questionar "como ser bom e ao mesmo tempo sobreviver em um mundo tão competitivo".

A pergunta que fica: É possível "saber Dizer Não" sem perder a generosidade?

7 comentários:

Mônica disse...

Lisa
Eu adoro teatro infantil. Não tive sorte em assistir aqui em BH as duas peças adultas que fui.
Eram atores famosos , mas a peça era horrivel.
No Rio de Janeiro papai nos levou no Saltibancos quando as gemeas tinham 10 anos.
Foi tão bom!
Eu queria poder assistir a esta peça. Pelo jeito de voce contar é muito boa.
Com carinho Monica

Mar Ilha disse...

Eu acho sim que é possível dizer não sem perder a generosidade, pois as vezes as pessoas abusam e pedem demais. Sabe aquele ditado: "você dá as mãos eles querem o corpo inteiro"? Pois é.... Eu tenho uma certa dificuldade de dizer não, mas depois de um tempo de terapia aprendi a fazer isso um pouquinho. Engraçado, uma palavrinha tão pequena e tão dificil de ser dita,pelo menos para mim.

Andrea disse...

Eu também tenho certa dificuldade de dizer não .. mas é possivel sim dizer não e ser generosa ..

Lisa Nunes disse...

Mônica, Marília e Andrea,
Saber dizer não é realmente um aprendizado diário e percebemos que é mais difícil quando se trata de pessoas do nosso convívio, para um estranho é sempre mais fácil. Mas o importante é aprendermos a dizer Não de forma generosa não só para com o outro, mas com gente mesmo!Por que se nos dermos conta, ao dizermos Não, também estamos sendo generosos com a gente mesmo acima de tudo. Um Grande abraço pras 3!!

Anônimo disse...

é realmente um espetáculo de encher os olhos. A história fala da dificuldade de se fazer o bem para si e para os outros ao mesmo tempo. Não se trata simplesmente de emprestar dinheiro, consolar alguém aflito, oferecer hospedagem, essas coisas bacanas que fazemos sem prejuízo a nós mesmos (se considerarmos que temos dinheiro, tempo e espaço suficiente para repartir com quem não tem). A questão é mais profunda. É sobre ENVOLVER-SE - um verbo que muda tudo. No momento em que você se envolve numa briga, ou numa disputa judicial, ou numa campanha política, ou o que for que chame você para o ringue, você estará tomando partido e aí adeus tranquilidade!! Na hora que nos convocam, temos que optar entre um sim e um não, e sabemos como é difícil dizer não. "Não, eu não vou tumultuar a minha vida, os meus negócios, os meus estudos, a minha família, para me envolver com os seus problemas". Nesse mundo individualista, será que conseguimos nos comprometer com o outro sem sacrificar o comprometimento consigo próprio? Nosso isolamento pode ser uma forma de dizer "só de não atrapalhar, já estou ajudando", mas isso não será conversa pra boi dormir? Como mudar o mundo se não abandonarmos um pouco o nosso confortável sofá? A peça convida a gente a encontrar um caminho que nos preserve, e que ao mesmo tempo não nos aliene.
Grande Abraço
Zuleica- Porto Alegre

Mônica disse...

LISA

VOCE NÃO ACREDITA. CONSEGUI QUE MEU IRMÃO HOMERO E MINA CUNHADA RENATA FOSSE COMIGO NO PALACIO DAS ARTES PARA VER A ALMA BOA DE SETSUAN.
EU GOSTEI MUITO PRINCIPALMENTE PORQUE VOCE SINTETISOU MUITO BEM.
DENISE FRAGA E OS OUTROS ATORES ESTAVAM OTIMOS.
MAS CONTINUO APRECIANDO TEATRO INFANTIL.
SE VOCE NÃO TIVESSE ME AJUDADO A ENTEDER EU IRIA DETESTAR PRINCIPALMENTE O FINAL.
OBRIGADA POR TER SIDO MINHA PROFESSORA.
COM, CARINHO MONICA

Lisa Nunes disse...

QUERIDA MÔNICA,
Que bom que gostou da peça. Ela realmente nos faz pensar muito sobre nossa postura diante da vida e sobre nós mesmos, mas os finais (tanto de peças como de filmes geralmente nos surpreendem ultimamente)!! QUE bom que gostou da peça!! beijinhos e uma linda semana pra você