terça-feira, 17 de novembro de 2009

Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência

Pessoal, para saber onde marcha mundial já chegou acessem marchamundial.org . Neste site, você poderão acompanhar onde os marchantes se encontram e quais atividades estão acontecendo em cada país ou cidade.

A Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência foi lançada durante o Simpósio do Centro Mundial de Estudos Humanistas no Parque de Estudo e Reflexão Punta de Vacas (Argentina), em 15 de novembro de 2008.Esta Marcha pretende criar consciência frente à perigosa situação mundial que atravessamos, marcada pela grande probabilidade de conflito nuclear, pelo armamentismo e pela violenta ocupação militar de territórios.Esta é uma proposta de mobilização social sem precedentes, impulsionada pelo Movimento Humanista através de um de seus organismos, o Mundo sem Guerras.


AS PROPOSTAS DA MARCHA MUNDIAL
Para evitar a catástrofe atômica futura, devemos superar a violência hoje, exigindo:

• o desarmamento nuclear em nível mundial;

• a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados;

• a redução progressiva e proporcional do armamento convencional;

• a assinatura de tratados de não agressão entre países; e

• a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.


Urge criar consciência da Paz e do desarmamento. Mas é necessário também despertar a consciência da Não-violência que nos permita rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual, etc.). Esta nova sensibilidade pode se instalar e comover as estruturas sociais, abrindo caminho para a futura Nação Humana Universal. Reivindicamos nosso direito de viver em paz e liberdade. Não se vive em liberdade quando se vive ameaçado. A Marcha Mundial é um chamado para que todas as pessoas unam seus esforços e tomem em suas mãos a responsabilidade de mudar nosso mundo, superando sua violência pessoal, apoiando-se em seu âmbito mais próximo e até onde chegue sua influência.

A MARCHA EM AÇÃO
A Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência já está inspirando diversas iniciativas e atividades que deverão se multiplicar nos próximos meses. Uma delas será a marcha simbólica de uma equipe multicultural que percorrerá os seis continentes. Começou em 2 de outubro (Dia Internacional da Não-violência) em Wellington, Nova Zelândia, e culminará em 2 de janeiro de 2010 ao pés do Monte Aconcagua, em Punta de Vacas, Argentina. Durante todo esse tempo, em centenas de cidades serão realizadas marchas, festivais, fóruns, conferências e outros eventos para criar consciência da urgência da paz e da não-violência. No mundo todo, campanhas de adesão à Marcha multiplicarão esse sinal para além do que é agora imaginável. Pela primeira vez na história, um evento dessa magnitude se põe em marcha por iniciativa das pessoas. A verdadeira força desta Marcha nasce do simples ato de quem, por consciência, adere a uma causa digna e a compartilha com outros.

9 comentários:

Vinicius disse...

Lizzie,

- Eu quero saber de ti; traria mais paz a minha vida. Como estás?

Abraço.

mike disse...

Um post que é um autêntico serviço público, Lisa. Parabéns. :)

Anônimo disse...

LIsa, melhorou da conjuntivite? LI lá nos comentarios do blog da Elisa. Espero que esteja melhor.

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Oi Lisa...concordo com o mike. Muito bom. Gostaria de saber mais depois. Ou mesmo, como saber mais?

(sei que é só 'dar' no google, mas vindo de tí será mais objetivo)

bjs

Uma excelente semana para ti.
que encontres um garçon generoso

JC

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Olá Lisa, vespera de feriado, e estou aproveitando este post para te desejar um ótimo final de semana. 'quem sabe nos vemos, não!'...e ainda aguardo a resposta da Graça para o café...

bjs BBlt
JC

Mônica disse...

Que saudade!
A marcha está aonde? Vou clicar para ver!
Mas primeiro quero ver as novidades!
Estou fora do ar! Sem saber de nada do que aconteceu estes dias. Só comi pão de queijo e comidinhas mineiras deliciosas
Com carinho Monica

Graça Lacerda disse...

Lisa,

estou acompanhando a marcha mundial...

Esse trabalho é maeravilhoso e importante, e espero em Deus que as nações atentem para o apelo fundamental que é a PAZ!!!

Bjs!
Nos vemos.

Anônimo disse...

Eu conheci um carinha no ônibus. Eu entrei reclamando da falta de educação das pessoas que nao aguardavam os outros desembarcarem, para, só então, embarcarem. Enfim, minha rabugice facilitou a conversa entre dois homens [estranhos] ao longo do percurso de 20 minutos. O André é militante. Me falou da Marcha Mundial pela Paz... eu lhe falei do meu blog [cuja militância é a sandice], trocamos emails e volta e meia nos escrevemos mutuamente. Eu não me envolvi com a Marcha, o André não lê meu blog. O saldo é positivo, respeito e amizade entre dois héteros.
Enfim, o teu post me lembrou de tudo isso... e escrevi. Meio nonsense, né? rsssss

bjo.

Ivan.

Helena Soares disse...

Lisa!
Invadindo teu blog...
Perguntaste qdo será o Brechó no Expresso da Moda... Será semrep na primeira e terceira QUINTA feira de todo mês. Ontem foi a terceira :-)
Beijo!