sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DICAS DE FILMES

"HERBERT DE PERTO"
Estreiou nesta sexta, o Documentário “Hebert de Perto”, sobre o acidente e a recuperação do músico Hebert Vianna. O cantor pediu aos diretores Roberto Berliner e Pedro Bronz, que o filme não fosse melodramático. Mesmo assim, é quase impossível segurar as lágrimas quando o ex-guitarrista do Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, descreve a imagem que teve do ultraleve pilotado pelo cantor rodopiando no ar e se espatifando no mar. "Cada passo da recuperação de Herbert virava manchete de jornal. Não sabíamos que ele era tão querido assim", diz Hermano Vianna, irmão do músico, em uma das cenas do documentário. A superação do acidente, que matou sua esposa Lucy em janeiro de 2001, e o posterior retorno do cantor aos palcos são os pontos altos do documentário. Mas o filme não se resume a isso. Para o diretor Roberto Berliner, a maior dificuldade foi editar 25 anos de gravação. O documentário intercala imagens antigas da carreira do cantor com atuais. É o caso de quando a banda se apresenta pela primeira vez no Circo Voador, em 1981, e volta, 25 anos depois, com Herbert na cadeira de rodas.

"AMANTES (Two Lovers)"


Leonard (Joaquin Phoenix) é um homem solteiro que mora com seus pais no bairro de Brooklyn, em Nova York. Quando duas mulheres completamente diferentes entram em sua vida, ele vê tudo virar de cabeça para baixo e ficar dividido entre ambas. Uma é a sua vizinha Michelle (Gwyneth Platrow), que acaba de se mudar; a segunda é a amável Sandra (Vinessa Shaw),filha de uma família de judeus, velhos amigos dos seus pais. A história é livremente inspirada em “Noites Brancas”, de Dostoiévski, e o filme tem uma textura de cult europeu, além da fotografia belíssima, mostrando uma Nova York quase sépia. Mas o que vale mesmo é a reflexão que James Gray nos conduz.


"À DERIVA"
O filme 'À Deriva', de Heitor Dhalia, mostra uma tradicional família de classe média alta em férias de verão em Búzios, no Rio. A viagem se configura como um esforço coletivo entre os pais e seus três filhos de reconstruir a família e reconquistar a felicidade já perdida. Filipa (Laura Neiva), uma menina de 13 anos, carrega consigo os conflitos clássicos de sua idade. Encontra-se em pleno ritual de passagem da adolescência para a idade adulta quando é sugada pela crise inesperada no casamento de seus pais. Ao longo do filme, Filipa tenta desesperadamente desvelar um caso amoroso entre seu pai e uma mulher mais jovem, vizinha de sua casa de praia. O tom mais urgente e perigoso do filme, apesar de delicado, é potencializado por um crime passional envolvendo um casal vizinho, que deixa uma casa manchada de sangue e abandonada, um lugar que ironicamente servirá de parque de diversões para as crianças do balneário.À Deriva, é uma interessante crônica, de linguagem absorvida de alguns cineastas modernos franceses, sobre uma crise familiar vista pelo olhar perscrutador e inquietante de uma garota adolescente .

"PALAVRA ENCANTADA"
A partir de uma reflexão - da relação entre a música popular e a poesia e literatura - o documentário "PALAVRA ENCANTADA" de Helena Solberg, usa depoimentos, performances musicais e trilha sonora a fim de esclarecer e refletir sobre o assunto. O filme apresenta imagens inéditas no Brasil, como a encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966. Merecem destaque também imagens raras, que foram restauradas pela produção do filme, de Dorival Caymmi, nos anos 40, cantando e tocando "O Mar ao violão" . No elenco, depoimentos de Adriana Calcanhoto, Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Lirinha, Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Tom Zé, entre outros.

4 comentários:

Elisa no blog disse...

Estava curiosa com esse filme. Vc resumiu muito bem. Vc devia virar crítica de cinema ou escrever resenhas nas horas vagas. Vou ver se está passando por aqui.
bj

Mônica disse...

Eu estava com vontade de ir ao cimema. Mas está tão bom ler sobre Nova Yirk. Vou deixar para depois
Com carinho Monica

Vinicius disse...

Oi.

Eu pretendo ver principalmente o filme - Amantes. Bom feriado. Abraço.

Elisa no blog disse...

Oi Lisa, tudo bem?
Por onde vc anda?
EStá tudo bem por aí?
bj