sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A MARCHA MUNDIAL COMEÇA HOJE

Hoje é o Dia Mundial da Não-Violência, e para marcar esse dia, um grupo de voluntários de diferentes culturas e países, parte hoje da Nova Zelândia, iniciando sua volta ao mundo em prol da Paz e da Não-Violência Ativa, com a previsão de chegar no Brasil dia 17 de dezembro de 2009 na cidade de Manaus/AM.
A partir dessa cidade, o grupo internacional juntar-se-á aos grupos brasileiros e percorrerá várias cidades ampliando-se cada vez a participação de vários conjuntos.
A Marcha Mundial prevê passar por Porto Alegre nos dias 24 e 25 de dezembro de 2009, para coletivas de imprensa e participação em eventos. No dia 26/12/09 o grupo seguirá para Montevidéu/UY e desde aí para as cidades de Buenos Aires e Mendonza/AR, onde termina a rota geográfica da Marcha Mundial pela paz e pela Não-Violência.
Muito mais que uma volta ao mundo, a principal função da Marcha Mundial é realizar milhares de ações, das mais criativas possíveis, que promovam a cultura da paz e da Não-Violência possibilitando assim a criação de uma Consciência Planetária de Paz que exija o fim das guerras e das armas e o repúdio a todas as formas de violência.
A Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência é uma iniciativa da organização não-governamental Mundo Sem Guerras e Sem Violência e do Movimento Humanista e atualmente já conta com a adesão e participação efetiva de vários movimentos sociais, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, universidades, grupos artísticos e milhares de pessoas voluntárias de diferentes partes do mundo. Amanhã a tarde, o Comitê RS da Marcha Mundial em conjunto com os representantes da Prefeitura de Porto Alegre irão se reunir nos Altos do Mercado Público - O evento começará às 15h e terminará por volta das 17h, com a participação especial de DANTE RAMON LEDESMA. Esse ato marca a participação de Porto Alegre na homenagem ao Gandhi no Dia Internacional da Não-Violência e ao início da viagem de volta ao mundo da Equipe de voluntários(as) da Marcha Mundial pela Paz e Pela Não-Violência.
Para maiores informações, acesse http://marchamundial.org.br/

3 comentários:

bacouca disse...

Lisa,
Ainda bem que continua a haver iniciativas dessas. Por vezes julgamos que caem em saco roto mas não. Fica sempre algo! Nada melhor que Ghandi, Mandela, Madre Teresa de Calcutá, (só para mencionar alguns) para acrditarmos que vale sempre a pena
Um beijinho

Mônica disse...

Lisa
Eu adorava fazer algo deferente com os meus alunos para falar de paz.
Uma vez fizemos cartazes e colocamos nos pontos da cidade.Eles adoraram.
Com carinho Monica

Elisa no blog disse...

A não-violência é muito importante. Agora entendi porque Gandhi está na primeira pg da busca Google. eles mudam a ilustração conforme o tema da época.

Vc sempre me faz enxergar coisas que não vejo. Não tinha reparado que meu filho diz o que pensa sem se preocupar em agradar. O que parecia uma falha se transforma em qualidade. Obrigada pela observação intelifente.

bj