sábado, 31 de outubro de 2009

ANIVERSÁRIO DO POETA

Quadrilha
(1960 - ANTOLOGIA POÉTICA)

João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
**
Hoje, dia 31 de outubro, Carlos Drummond de Andrade completaria 107 anos. O poeta nasceu em Itabira do Mato Dentro (MG) em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ. Começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas. O poeta trabalhava sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar. Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.

7 comentários:

Elisa no blog disse...

Querida Lisa,
O meu brigadeiro rosa é um pouco diferente. Leva leite condensado, gelatina de morango, manteiga e acho que é só.
mas obrigada pela sua receita.

Fiquei com vontade de ler Drummond, mas não tenho livro dele aqui; Será que tem na internet?
bj

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Olá Lisa, 'aproveitei' um espacinho no meu tempo, que está curto hoje, para dar uma espiadinha na web. Linda homenagem a Drummond, que gosto, apesar de haver lido pouco.
Obrigado pela visita em Iris e pelo comentário. Preciso atualizar o blog, e não o fiz ainda para evitar algo como 'cumprir tabela'.
Obrigado também pelo comentário.
ah!...faço uma deliciosa torta de limão, e de morangos também.(sic)
bjs e bom final de semana prolongado.
se puder dou outra escapadela.
jc

Katrina disse...

Eterno

Vinicius disse...

Eterno(²)

Abraço.

Lucia Luz disse...

Lisa Querida!!!!!!!!!!!!!!!!!
Querida Lisa!!!!!!!!!!!!!!
Vc sabe o quanto é especial pra mim??????????
SAUDADES...das bigs....
Torço para que tudo esyeja melhor...e melhor...e melhor ainda.
Beijinhos

Mar Ilha disse...

Ele era realmente "o poeta". Adoro. Vou procurar um livro dele para mandar para Elisa.
Estamos de volta. Beijão.

Elisa no blog disse...

Será que a Marília quis dizer Elisa ou Lisa? Acho que sou eu né, afinal vc tem facilidade de achar os livros de Drummond aí no Brasil.