sexta-feira, 30 de outubro de 2009

55ª FEIRA DO LIVRO

Começa hoje, o mais importante evento literário do sul do País: A FEIRA DO LIVRO, de Porto Alegre http://www.feiradolivro-poa.com.br/
Sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade e região sul, a participarem do evento. O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: "Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo"
A Praça da Alfândega era um local muito movimentado na Porto Alegre dos anos 50 (com 400 mil habitantes).No dia 16 de novembro de 1955, era inaugurada a 1ª Feira do Livro, com 14 barracas de madeira instaladas em torno do monumento ao General Osório.
Nos anos 70, a Feira assumiu o status de evento popular, com o início da programação cultural. A partir de 1980, foi admitida a venda de livros usados. E, na década de 90, conquistou grandes patrocinadores, estimulados pelas leis nacional e estadual de incentivo à cultura. A infra-estrutura foi ampliada e modernizada, os eventos culturais se consolidaram e a Feira passou a receber grandes nomes do mercado editorial brasileiro e internacional. Confira o calendário de eventos até 2012.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
A partir das 9h30min, na Área Infantil e Juvenil; a partir das 12h30min, na área Adulto; a partir das 14h, nas Sessões de Autógrafos. As bancas abrem às 9h30min e as atividades se encerram às 21h (podendo ser prorrogadas até 22h, a critério da Comissão Organizadora). O Balcão de Informações da Feira do Livro está situado na área central da Praça da Alfândega. Além de distribuir material sobre o evento, a equipe está preparada para dar orientações e tirar dúvidas. Um posto de informações também está disponível no Cais do Porto.

LOCALIZAÇÃO:
Praça da Alfândega
Cais do Porto (Avenida Mauá, altura da Praça da Alfândega)
Avenida Sepúlveda
Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº)
Santander Cultural (Praça da Alfândega, s/nº)

2 comentários:

Elisa no blog disse...

Realmente tem eventos muito legais em PA.

Melanie Brown é nome de um blog de uma garota muito engraçada que com humor sempre visita meu blog nos dias que tem comida só para dizer que detesta isso ou aquilo. em vez de ficar chateada, acho engraçado. Fico pensando o que ela comeria. Por isso postei o brigadeiro rosa. Esse não tem quem não goste, não acha?

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Oi Lisa, fico feliz que não incomode com longos coments. Alias, me diga, tanto faz responder abaixo do comentário ou responder o comentário de meu post em um post do autor, no proprio blog? andei respondendo a ti em teu proprio blog.
(...)
Vi ontem pela tv sobre a feira do livro. sem comentários.
Fiquei mais antenado ainda quando soube que era em P.A..

Bah...agora conheço alguém daí...
rs...

(...)

Achei demais saber que preparam o evento com 2 anos de antecedencia para que todos, principalmente as crianças se interem dos autores.
Vi entrevista com o roteirista de Babel (divino filme), sobre o evento.
Que inveja....
Quando vejo movimentos como esse é que justifica meu ceticismo quanto ao projeto Rio2016. ...enfim...
bjim.