quarta-feira, 11 de março de 2009

"PRATICANDO O DESAPEGO"

Ontem a noite, assisti a um comercial onde a atriz Giovanna Antonela conversava com Carolina Dieckman, contando uma situação onde ela perde uma roupa que gostava muuiiiiiito na lavanderia.. a partir daí ela aproveitou a situação pra 'praticar o desapego'. Isso ficou martelando minha cabeça por horas e fui dormir refletindo sobre os meus 'apegos'.
Outro dia lendo o blog da atriz Leandra Leal, ela dizia que a partir daquele dia, começaria a comprar menos roupas, menos sapatos e a praticar a lei do vácuo, doar e se doar mais e com certeza receberia mais, por que ela só tem duas pernas, dois peitos, uma bunda e um guarda roupa cheio de coisas não era tão necessário assim! Quando eu li isso fiquei pensando, por que almejamos tanto as coisas materiais? Melhor carro, casa de revista, celulares da última moda?

Precisamos realmente de tudo isso para dar sentindo a nossa vida?
Mas o que é realmente necessário pra viver nesse mundo?
O que realmente importa e quem realmente importa?

Minha meta para este ano é parar de comprar, praticar a lei do vácuo, a lei do desapego, parar de ser egoísta e doar mais, não me apegar em nada (e isso inclui meus pensamentos viciados, antigos e ultrapassados. e vale também para certas atitudes!! )
Quero poder chegar em frente a uma vitrine, olhar um vestido lindo e pensar: Eu, Lisa neste momento não preciso desse vestido pra ser mais feliz! Minha meta pra esse ano, é abrir meu armário e doaR um par de sapatos que mais goste, a primeira pessoa que passar descalça pela rua.

Faço minhas as palavras desse autor: "O excesso do querer vem desequilibrando muita gente que não entende que a verdadeira felicidade não está em decorrência da maior ou menor quantidade de bens materiais que acumulamos. O homem não deve possuir de seu, senão o que puder levar deste mundo. O que encontra ao chegar e o que deixa ao partir, goza de sua permanência na terra, mas, uma vez que é forçado a abandoná-lo dele não tem senão o gozo e não a posse real. Portanto, a felicidade não consiste em possuir ou não possuir bem externos, mas sim na atitude interna de não ser por eles, possuído"
(autor desconhecido)

4 comentários:

Andrea disse...

Lisa ,lendo esse seu post lembrei do meu pai que já faleceu .Quando ele morreu fomos arrumar suas coisas ,(triste isso ) dar as roupas e tudo mais ..e como fiquei surpresa ele realmente só tinha o que usava .As roupas cabiam somente numa parte do armário ,,ai fiquei lembrando que ele sempre dava suas roupas pros amigos ,pessoas que trabalhavam com ele . Comprava uma roupa nova e doava outra acho eu ..Quando meu armário esta "lotado " sempre penso nele ..como foi uma pessoa desapegada .. e relamente era desapegado de tudo ,nao somente de bens materias ...

Andrea disse...

Lisa ,qual é o blog da Leandra Leal ?não consegui encontrar

Mar Ilha disse...

Ih LIsa, devia ter lido seu blog hoje de manha, pois sai a tarde e comprei duas blusas e um vestidinho. Na verdade não estava precisando mesmo de nenhum deles. Como é dificil conseguir não ser consumista e estava pensando nisso uns dias atras. Pena que não consigo colocar em prática. Mas pelo menos, vou hoje mesmo separar uma bolsa minha que a faxineira lá do escritório adora e que eu já devia ter dado para ela...Ora, eu tenho tantas outras e sei que ela vai adorar. Desapego!!

Lisa Nunes disse...

Queridas Marilia e Andrea,
Não é nada fácil 'por em prática o desapego', ainda mais quando vivemos numa sociedade tão materialista e consumista, é difícil controlar o impulso diante de algo novo, pois parece que estamos sempre em busca 'desta novidade'.. Mas acho que o mais importante, é encontrarmos o equilíbrio entre todas as coisas, e nos apegarmos ao que realmente importa, como família, amigos e pessoas especiais que encontrarmos pela vida!
Um abração pras duas e bom fim de semana!

P.S: Andrea, o blog da Lendra Leal foi desativado. Esse outro dia que falei no post, até já tem um tempinho. +Beijosss