quarta-feira, 8 de abril de 2009

Que tal aprender uma coisa nova?

Não precisa ser algo extraordinário. Descobrir como preparar um risoto ou ler um livro sobre vinhos (caso não domine o assunto) já é suficiente para quebrar o raciocínio habitual e, assim, desenvolver uma série de habilidades decisivas para o equilíbrio emocional. Enquanto as ações rotineiras mobilizam o lado esquerdo do cérebro, relacionado à razão, os novos desafios ativam o direito, ligado à criatividade e aos sentimentos e pouco usado no dia-a-dia", explica a neurocientista Ana Alvarez. "Quem nunca sai do mesmo trilho aciona o pouco e, por isso, apresenta mais dificuldade para lidar com imprevistos e emoções fortes." De acordo com a especialista, os dois hemisférios não são estanques, operam sempre juntos, como uma orquestra, e a ênfase dada a cada um influencia a melodia. O hemisfério direito mede a atenção, indispensável para qualquer aprendizado. Portanto, mesmo que você opte por um curso de matemática, que exigirá o lado esquerdo, ao iniciar os estudos estimulará o direito, que é acionado pelo caráter inédito do aprendizado, independentemente de seu conteúdo. Já os hábitos que não demandam esforço criativo - como dirigir ou ligar o computador - ficam arquivados no hemisfério esquerdo, que guarda a "memória de procedimentos".
O ideal, segundo Dra. Ana, é balancear os dois hemisférios combinando rotina com novidades:" Esse equilíbrio facilita o processo de decisão, que não é apenas racional, passa também pela intuição e emoção". Na prática, o pensamento se torna mais ágil e as pessoas conquistam capacidade de improvisação e maior confiança para solucionar impasses. Além disso, quem trava contato com o desconhecido costuma ficar viciado nesse prazer e aguça a curiosidade."É como se a informação recém-armazenada a puxasse para outra, formando uma grande cadeia, com conseqüências positivas para a vida e a saúde do cérebro", conclui Ana.
Seja lá o que Você for escolher, uma nova atividade vai dar uma forcinha à sua inteligência emocional. Pense nisso e descubra qual será o seu novo desafio !!

2 comentários:

Andrea disse...

Legal ,vou descobrir um novo desafio ,,depois te conto qual foi ,,,

Mônica disse...

Lisa
Ontem mamae e eu vimos uma reportagem parecida na TV. Sugeria que mudassemos o caminho, exercitasse em outro lugar. Fizesse outra atividade diferente da rotina.
Eu acho que vou ficar cada dia mais burrinha. Primeiro faço a mesma coisa todo dia e depois se quiser mudar de rumo, vou me perder, pois só sei chegar de um jeito.
Aqui em BH é muito cansativo fazer diferente.
Ainda bem que tenho a Andrea para passear comigo e mamae em diferentes lugares.
Domingp mesmo fomos em Macacos. Lindo lugar.
com amizade Monica