terça-feira, 14 de abril de 2009

BOAS NOTÍCIAS PARA NOSSOS HERMANOS CUBANOS

Obama suspendeu nesta segunda todas as restrições de viagens e envio de dinheiro sobre os cidadãos cubano-americanos que têm família em Cuba. A suspensão das restrições será total, ou seja, 1,5 milhão de cubano-americanos poderão viajar e mandar dinheiro de maneira ilimitada para seus familiares na ilha. Obama também autorizou que companhias americanas estabeleçam conexões de fibra óptica e por satélites com Cuba, negociando com seus pares na ilha para oferecer serviços de telefonia móvel, assim como ampliar a lista de produtos humanitários que possam ser exportados. O presidente "ordenou que sejam tomadas medidas para estender a mão aos cubanos, para apoiar seu desejo de gozar de direitos humanos básicos e determinar livremente o futuro de seu país". Com este anúncio, Obama cumpre mais uma de suas promessas de campanha e dá um passo para reatar os laços entre os dois países. Ainda há muito o que fazer por CUBA, e estamos todos torcendo para que Obama consiga ajudá-los a terem uma vida digna e principalmente libertá-los da repressão.

P.S1: Atualmente, os cubanos que moram nos Estados Unidos podem viajar para a ilha apenas uma vez por ano, e podem mandar apenas US$ 1.200 por pessoa, em dinheiro, para parentes necessitados em Cuba.

P.S2: Os cubanos vivem hoje com salários insuficientes para poderem sobreviver em condições mínimas. Os seus muitos médicos ganham em média U$ 25,00 a grande maioria vive com um salário em torno de U$ 3 a 4,00(mês).

P.S3: O povo cubano vive ainda com o racionamento de quase todos os bens de consumo. A maioria dos cubanos não tem acesso a produtos de higiene,(que consideramos básicos), como por exemplo sabonete e papel-higiênico!

P.S4: Os cubanos não tem acesso a informação (nem básica) e desconhecem o que é Internet.

P.S5: Atualmente maior parte dos cubanos vivem com uma cesta básica Mensal, contendo alimentos definidos pelo governo, com quantidade mínima e precária para uma semana.

P.S6: Cuba tem serviços de saúde primários, falta-lhe a aparelhagem moderna como os TACs, Dopplers, etc., apesar de já não serem tão caros como o eram há uns anos atrás. Mesmo assim, Cuba tem uns 3,6 médicos por mil habitantes e Portugal tem 3,4, o que é também um dos valores mais altos do Mundo. Em Cuba, os pacientes têm o costume de oferecer comida de presente aos médicos estatais, para serem melhor tratados.

Um comentário:

Mônica disse...

Lisa
Eu adoro o resumo de suas noticias.Ontem ainda pensei em voce. No Jornal Nacional falaram sobre a Africa.
Voce viu, que tristeza. E eles ainda dão um sorriso maior do mundo para os reporteres .
Agora Cuba. E um horror também, porque ficam ilhados mesmo.
Ainda bem que tem alguem querendo ajudar.
Com amizade Monica