quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CowParade em Porto Alegre

O maior evento de arte urbana do mundo – a CowParade – chega pela primeira vez ao Rio Grande do Sul e invadirá as ruas de Porto Alegre a partir do dia 8 de outubro, quando a cidade amanhecerá repleta de simpáticas vaquinhas. Criadas por artistas gaúchos das mais diversas vertentes, as obras permanecerão até o dia 20 de novembro em exposição, atraindo milhares de olhares numa verdadeira galeria a céu aberto. Ao todo, 80 esculturas feitas em fibra de vidro em tamanho natural serão espalhadas pelos quatro cantos da capital, colorindo as principais ruas, avenidas, praças e shoppings, entre outros pontos estratégicos.

Para os realizadores, que já puderam ver o conjunto de esculturas no galpão onde as vaquinhas foram customizadas, a primeira edição da CowParade Porto Alegre promete surpreender. “A qualidade artística está excelente. Buscando inspiração na sua história e tradição, os artistas gaúchos criaram obras lúdicas e esteticamente muito bonitas”, resumem Catherine Duvignau e Ester Krivkin, da Toptrends, empresa que detém os direitos de licenciamento da CowParade no País e realizam o evento em parceria com a Farah Service e com o patrocínio exclusivo da MU-MU. O patrono da mostra, Rodrigo Vontobel, fala que a idéia “é encantar e envolver o público com uma exposição totalmente democrática, acessível para quem quiser ver, tocar e interagir”.

Artistas sulistas consagrados, como Mauro Fuke, Zorávia Bettiol, Ana Norogrando, Eduardo Vieira da Cunha e Denise Haesbaert assinam obras ao lado de novatos como Fernando Giongo, Duda Lanna, Juliana Bassani e Mirele Riffel, entre outros. Designers, arquitetos, grafiteiros, publicitários ou apenas aventureiros no mundo das artes, todos tem em comum a oportunidade de arrancar sorrisos e atrair a atenção de milhares de pessoas que poderão ver as vaquinhas durante quase dois meses. “Com tantas vacas espalhadas por Porto Alegre, é inevitável que se descubra novos talentos. E o mais bacana é que em todas as cidades onde a CowParade passa, a paisagem urbana fica mais rica e colorida, num lindo museu interativo”, explicam as diretoras da Toptrends, que já realizaram edições em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Após a exposição nas ruas de Porto Alegre, no dia 21 de novembro, a CowParade segue para o Shopping Bourbon Country, onde ficará em exposição até o dia 30 do mesmo mês. No primeiro dia de dezembro, as 80 vaquinhas serão leiloadas em um grande evento no Teatro do Bourbon Country, e o dinheiro arrecadado será revertido para projetos do Funcriança, mantido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, parceira institucional do evento.

Eu assisti a exposição em São Paulo e achei o máximo!
Vamos prestigiar !!


Serviço  CowParade Porto Alegre
08/10 a 20/11 – Exposição – Ruas de Porto Alegre
21/11 a 30/11 – Exposição Shopping Bourbon Country
01/12 – Leilão – Teatro do Shopping Bourbon Country


5 comentários:

Mônica disse...

Lisa
Aqui em BH tem em alguns lugares.
Eu amo estas vaquinhas alegres.
com carinho MOnica

Anônimo disse...

LIsa, a Mônica viu esta exposição aqui no Rio comigo. É bem bacana. Acho divertida. Aproveitem por aí.

Mônica disse...

Lisa
E mesmo! A Marilia me levou!
Mas aqui em BH tem em uma esquina que não sei onde fica. Vou perguntar pra Andrea.
com carinho MOnica

Aninha disse...

são muito bonitíssimas, né?
rsrs
adorooooooooooo cow parade!
mas acho que podiam fazer algo diferente só para variar!

besoss

Carlos Ribeiro disse...

Acho a proposta do Cow Parade bem legal, pena que algumas pessoas não se contentam em apreciar as peças e/ou fotografar, precisam roubá-las, atirá-las em uma pista de skate, queimá-las, etc.

Ao que parece, atos semelhantes aconteceram em outros países.

Lamentável.

Abraços.